top of page
Home > entretenimento > As melhores músicas do Black Sabbath

5. Black Sabbath

Black Sabbath

Black Sabbath, do álbum Black Sabbath,  da banda Black Sabbath (Eu tinha que fazer isso) é a música que apresentou a banda a mundo. A faixa 01 do primeiro álbum... e que estreia!

Definitivamente a canção mais assustadora de todos os tempos. Lembro da primeira vez que a ouvi e confesso que fiquei imóvel até o seu espetáculo final. Os sinos e a chuva abrem de forma sombria esse hino do horror. O grande público finalmente iria se arrepiar com o Black Sabbath.

O grande astro dessa faixa é sem dúvidas Ozzy Osbourne, que além de ter composto a música no improviso, após umas conversas com Geezer sobre ocultismo, nos amaldiçoa com uma interpretação absurda!

É agoniante ouvir a voz de Oz e compactuarmos do seu medo e dor durantes os urros!

Durante toda a música o cenário se congela de medo enquanto Ozzy narra o conto macabro seguido pela simples marcação dos demais... Até que finalmente o demônio da música possui a banda e somos levados a um universo com enorme potencial sonoro.

Frenético, caótico e único o solo final d Black Sabbath  mostra ao mundo que a banda veio para ficar. E essa tempestade horripilante que figura nossa 5ª colocação.

 

Oh No! Please God, help Me!’

 

4. Iron Man

Paranoid

Randy Rhoads (um dos meus favoritos) uma vez disse a Ozzy que não entendia como Iron Man fazia tanto sucesso tendo um riff que até crianças podem tocar. Analisando friamente, o monstro tem razão, porém a música é muito mais que um riff curto e grosso. Com Iron Man,  o Sabbath ensinou ao mundo que uma música é muito mais que notas ou versos. A banda colocou vida nessa preciosa faixa.

Marcada não só pelo repetitivo riff, a canção conta com Bill Ward marchando com sua bateria seca durante um bom tempo enquanto Ozzy canta uma letra que não nenhuma relação com o super-herói. (Iron Man possui um tema extremamente ambiental)

Não bastasse 1 solo impetuoso, o hino possui 2 monstruosos solos de Iommi, um que preenche boa parte da canção e outro que a leva a um corrido final que guitarrista nenhum do mundo teria a audácia de criticar,

Iron Man chega na 4ª colocação rangendo os dentes e destruindo tudo que sabiam sobre o rock!

 

“I am Iron Man!”

 

3. N.I.B

Black Sabbath

N.I.B. é a minha música favorita dentre todas as músicas, todas as bandas... diante de tudo que já ouvi. Nenhuma outra canção me faz sentir o que essa faz. Obrigado, Black Sabbath!

Até que me provem o contrário, Geezer Butler abre a faixa com o melhor solo de baixo que o mundo já ouviu. Hipnótico, pesado e sem modéstia, o baixista dissolve suas notas de forma brilhante até o momento em que Iommi e companhia entram como gente grande no jogo.

O desenrolar de N.I.B. é de fato emocionante, pois conta com um solo praticamente perfeito e versos que demonstram toda a capacidade melódica do Sabbbath ainda no início da carreira, mas que já demonstrava sua coragem e talento.

Os 4 membros estão em uma sintonia perfeita e falam o mesmo infernal idioma. Tudo se encaixa perfeitamente... Tudo é fora do normal em N.I.B.. A emoção é puro de detêm de um poder sublime.

Sem mais declarações de amor, apresento a medalha de bronze da lista.

 

“Your love for me has just got to be real”

 

2. War Pigs

Paranoid

“Exausto por conta de um super show de abertura do Megadeth, arrastei meu primo no meio de uma apoteose lotada saindo da pista para as arquibancadas com o intuito de ver com clareza meus heróis. Ainda na metade dos degraus, eis que ouço a gargalhada maligna de Ozzy Osbourne e meu corpo simplesmente congelou... até que as sirenes dispararam e me acordaram para a glória, onde subi e presenciei o maior momento da minha vida”.

 

Coloco War Pigs como uma das 3 canções que considero perfeitas. (Junto a Stairway To Heaven e Sympathy for the Devil).

De fato, é a maior composição do Black Sabbath e a mais completa. War Pigs passou por diversas mudanças em sua letra durante o tempo até chegar ao que temos hoje. A história conta que Ozzy improvisava a letra ao vivo, cantava o vinha a mente enquanto Iommi disparava seu solo mais mortal.

 

“Ainda posso ouvir as palmas da plateia ditando o ritmo da música”

War Pigs  é seca e cruel. Nunca envelhece e nunca perde a intensidade. Como disse Tony “ Depois que se abre um show com War Pigs, nada mais pode dar errado”.

 

A 2ª posição é perfeita. Sem mais.

 

“Oh Lord, Yeah!”

 

1. Paranoid

Paranoid

O hino do heavy metal! Nós devemos tudo que já ouvimos no metal ao Black Sabbath e principalmente a essa música.

 

O oposto de War Pigs, Paranoid é curta e grossa. Genial e dona de uma história mítica, a música caiu no mundo quase que por acidente.

 

Com o álbum “Paranoid” quase fechado, os produtores solicitaram mais 3 minutos de música por questões contratuais. Segundo Geezer, Ozzy diante disso tudo “Simplesmente saiu cantando”. Exatamente nesse nível de genialidade.

 

Paranoid é brutal, rápida e completa. Não ouso fazer uma análise técnica... Se um bom show deve começar com War Pigs, esse mesmo show tem que ser fechado com Paranoid.

E é essa monstruosidade feita as pressas e que se tornou a maior faixa de metal de todos os tempos que fecha o Top 15 Black Sabbath.

 

“Can you help me? Occupy my brain?”

 

Please reload

Por Vitor Varela

23 anos - estudante de administração, mas não por acidente; Raulseixista, fanático por Black Sabbath, dono do meu próprio nariz. Movido por desejos e de humor profano.

Please reload

© 2015-2016 - rascunhando.com.br  - Administrado por Artur Siciliano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por D&B Consulting.

bottom of page