Home > entretenimento > Os 12 melhores filmes de invasão alienígena

Os 12 Melhores Filmes de Invasão Alienígena
Incursões colonizadoras de civilizações extraterrestres ao nosso planeta povoam o imaginário popular há mais tempo do que a grande maioria das pessoas pensa, fazendo parte de nosso fascínio pelo “fim do mundo como o conhecemos”. Em 1898 o escritor H.G Wells realizava uma das primeiras publicações literárias do gênero, com seu livro “Guerra dos Mundos”; cinqüenta anos depois Orson Welles dramatizava uma versão teatral da obra quando, mal interpretado, instaurou o caos na cidade de Nova York, causando crises de pânico e inundando as ouvidorias dos jornais e da polícia com pessoas querendo saber para onde deveriam fugir. Desde então, ao longo do século XX, o assunto foi abordado em diversas mídias, da literatura e dos vídeo games, aos pseudo-documentários do History Channel e super produções do cinema.
Essa talvez tenha sido a lista mais rápida a ser elaborada até agora, devido principalmente à escassez de bons filmes do gênero, tanto no espectro hollywoodiano, quanto no plano dos Low Budgets e independentes. Então, em um esforço para tentar elevar o nível geral desse TOP, resolvi incluir filmes que não só envolvam essencialmente uma guerra entre humanos e aliens, mas que também levassem em consideração o fator “houve dano causado pelo extraterrestre a algum ser humano especificamente no Planeta Terra?” Se a resposta for sim, então há possibilidades de estar nessa lista. Sem mais delongas, segue abaixo a nata da Invasão Alienígena.
12. Independence Day
1996
Como falar de invasões alienígenas sem citar Independence Day? O longa do Alemão Roland Emmerich conquistou os corações e as bilheterias do mundo no longínquo ano de 1996, totalizando $817,400,891 nos box offices mundiais. Contando com atores consagrados como Bill Pulman e Jeff Goldblum, e a estrela em ascensão do momento(1996, deixando claro) Will Smith. Independence Day representou um marco na história dos efeitos especiais, abocanhando inclusive o Oscar nessa categoria.
O enredo não poderia ser mais fanfarrônico: Raça alienígena invade a Terra afim de aniquilar os habitantes e estabelecer colônia. Quando a civilização humana já não vê mais escapatória do seu derradeiro fim, eis que um cientista brilhante, um militar palhacitos, e pasmem, o Presidente dos EUA descobrem como realizar engenharia reversa em uma nave inimiga abatida e então, juntamente a um grupo de pessoas de índole duvidosa, destroem as naves de combate e a nave mãe, salvando assim a humanidade.
Por mais que a obra não passe muito além de um lobby e uma propaganda nacionalista Norte Americana, o longa tem muitos momentos divertidos. A interação entre Will Smith e Jeff Goldblum é lotada de química, e proporciona bastante entretenimento, assim como os combates aéreos e os efeitos especiais já citados, sem precedentes na época. Mas talvez seu legado mais marcante tenha sido o fato de influenciar verdadeiramente a indústria cinematográfica a produzir mais longas no gênero.
11. Sinais
2002
Em décimo primeiro lugar, segue o thriller de M.Night Shayamalan trazendo o elemento de terror ao gênero. Sua narrativa é paciente, e bem compassada, sabendo bem aonde pisar entre o drama e o suspense. Os destaques do longa são os sustos, que possuem timing precisos e transformam a experiência em um ótimo entretenimento. Vale destacar de forma positiva as atuações de Joaquim Phoenix, Abigail Breslin e Rory Culkin, como o irmão e os filhos de Graham Hess, personagem interpretado por Mel Gibson. Os três são responsáveis por momentos marcantes e funcionam bem como iscas para as seqüências de tensão e até humor.
Gibson inclusive soa como um dos pontos fracos do longa ao não passar credibilidade em sua atuação como o ex-padre, mas nada que comprometa ou fragilize a narrativa. O roteiro também não é muito bem estruturado, e converge, para no fim, acreditarmos até que essa foi a invasão alienígena mais imbecil e mal preparada de toda a ficção.
No fim das contas Sinais envelheceu relativamente bem, mas ainda assusta. Quem não se lembra das primeiras seqüência de aparição dos Aliens? Aquele pezinho no milharal foi um dos maiores responsáveis por meus pesadelos na infância, e por isso merece ser lembrado nessa colocação.
10. M.I.B - Homens de Preto
1997
Dirigido por Barry Sonnenfield, e produzido pelo queridíssimo Steven Spielberg, M.I.B é um daqueles filmes que são claramente destinados a se tornar um Blockbuster.
O Longa estrelado por Tommy Lee Jones e Will Smith é sem dúvida o mais engraçado da lista, e equilibra bem esse humor típico da comédia Norte Americana com a ação bem coreografada e no timing exato. Centrado em um mundo em que uma agência governamental norte americana chamada M.I.B ( Homens de Preto em PT-Br) intermédia as relações entre a humanidade e outras civilizações extraterrestres, sem que eles saibam, é claro, a película vencedora do Oscar de melhor maquiagem é excepcional em entreter e divertir o público.
Temos um enredo e roteiro bem elaborados, um ator consagrado, uma figura em ascensão em Hollywood e personagens carismáticos, todos esses fatores se equilibram e tornam M.I.B um dos longas do gênero mais originais da década de 90, e sem dúvida merece um lugar nessa lista.
9. Cloverfield
2008
Em nono lugar está Cloverfield, dirigido por Matt Reeves. O longa dividiu e ainda divide muitas opiniões de crítica e público. As atuações são boas, apesar da não profundidade dos personagens; a direção de arte é fantástica, e a premissa básica é super bacana. Ok, mais um monstro gigante destruindo Nova York, mas dessa vez a perspectiva em primeira pessoa consegue guinar verdadeiramente o gênero, que há tempos não lançava algo relevante.
Cloverfield é o tipo de filme que, ao passo que te cativa por conter mistérios e questionamentos, te irrita por conter mistérios e questionamentos DEMAIS, como quase tudo que possua algum mínimo envolvimento de J.J abrams (nesse caso ele “só” produziu). Os Easter Eggs nos créditos, nas cenas de abertura e pós crédito ampliaram a vida útil do longa, gerando revisitas e longas discussões em fóruns acerca do que era a criatura e quanto o governo norte-americano sabia em relação a ela. Felizmente parece que algumas respostas finalmente serão respondidas com o lançamento do Spin Off, 10 Cloverfield Lane, também com produção de J.J.É esperar para ver se nossas dúvidas serão respondidas ou apenas multiplicadas, mas até lá Cloverfield faz jus a sua vaga nessa lista.
8. Pacific Rim
2013
Robôs Gigantes + Guilhermo Del Toro + Monstros Alienígenas Gigantes = Pacific Rim. O cineasta mexicano mistura dois elementos da cultura pop e desenvolve um longa que soa como uma belo tributo aos daikaijū de meados do século XX. O enredo é pautado em um futuro próximo em que os seres humanos desenvolvem Robôs humanóides gigantescos para enfrentar criaturas alienígenas homéricas, apelidadas de Kaijus, que devastavam tudo por onde quer que passem.
Gosto de considerar Pacif Rim um arcade, uma espécie de reprodução não muito fiel da realidade, ao menos em relação à física de movimentação e da própria concepção dos robôs e dos Kaijus, mas que foca sua atenção no quesito entretenimento e diversão. Toda o desenvolvimento claramente revolve nas lutas, e isso é bom , muito bom. Quem não lembra do momento épico em que Gipsy Danger saca sua espada? Ou quando Otachi o leva para perto da estratosfera? São esses trechos que não existiriam se o longa perdesse tanto tempo tentando justificar seus absurdos.
Pacific Rim sabe que não deve se levar tão a sério, e faz isso com maestria. As atuações são bem “OK”, e os personagens não lá muito carismáticos, mas não comprometem. A narrativa é previsível mas não é entediante, alterna bem entre a calmaria e a tempestade. Para a felicidade geral da nação (ou não), novos filmes da franquia foram confirmados para os próximos anos, prometendo ampliar ainda mais o universo expandido já iniciado pelo HQ prequel que saiu logo após o longa.