top of page
Home > entretenimento > As melhores músicas da Disney

As Melhores Músicas dos Filmes da Disney

A Disney está aí há tempos, desde que me entendo por gente reconheço-me como um fã xiita de suas animações, de seus personagens e de todo o seu legado. Revirei os baús da minha infância em busca das dez melhores canções originais contidas em seus filmes, porém logo percebi que apenas dez não fariam jus à quantidade de obras maravilhosas presentes em seu extenso catálogo. Pulei para quinze, quase indo aos vinte, mas mantive um  certo grau de exigência e decidi fixar apenas em quinze graus nesse top. Os critérios são os mais básicos possíveis: letra, harmonia e interpretação. Tentei deixar a paixão de lado, não deu certo, então no fim das contas, a lista que estão prestes a ler é composta de muito amor, nostalgia e muita parcialidade que só um tributo de um pequeno fã poderia providenciar.


 

15. I'm Still Here

Treasure Planet

Abrindo nossa lista está a composição e interpretação do talentosíssimo John Rzeznik, vocalista da banda Norte Americana Goo goo Dolls. I’m still Here faz parte da trilha original do não muito comentado Planeta do Tesouro, um dos últimos longas animados em 2D da Disney, lançado em meados de 2003. A canção é poderosa, podemos defini-la como um grande desabafo de alguém que não se encontra representado na sociedade. A produção é impecável e a tonalidade dos anos noventa ainda é bem presente . Apresentando um tom maduro e que se estende além dos conflitos de Jim, o protagonista, a canção ultrapassa as barreiras do cinema e nos oferece momentos reflexivos, o que a torna um destaque em meio a tantas outras ótimas músicas presentes no universo Disney.


 

14. The Gospel Truth

Hercules

A introdução grandiosa do épico “Hércules” de 1997, é dividida em 3 partes,(I,II e III) e narra parte da cosmogonia grega de forma bem humorada e dinâmica, apresentando-nos um prólogo da história antes do nascimento do herói homônimo. Composta por Alan Menken com letras de David Zipel, e interpretada pelas talentosas e carismáticas “Musas”, The Gospel Truth entra na lista por ser uma das mais ricas canções originais da Disney, seu andamento alterna bastante ao longo de toda sua extensão, o que causa um impacto muito grande em quem a escuta, demonstrando as características sombrias e alegres da origem do mito. O maior destaque da canção é a capacidade misturar a temática grega e o ritmo do gospel norte-americano mantendo coerência e qualidade.  

 

13. Strange Things

Hercules

Um pouco esquecida em detrimento da faixa introdutória do longa (You’ve got a Friend in me), Strange Things, a canção escrita, composta e interpretada por Randy Newman se destaca por apresentar carga metafórica intensa e pouco direcionada, o que dá vida além das barreiras do filme; destacando também  sua harmonia ser um bem elaborado country pop divertidíssimo, com backing vocals característicos e bastante pontuais . Apesar de não ter se tornado a faixa referência da animação, merece um lugar na lista das melhores canções originais da Disney.     


 

12. A Star is Born

Hercules

Novamente um representante do filme Hercules, a Star is Born é a responsável pelo encerramento do longa, e assim o faz de maneira primorosa. Também composta por Alan Menken e David Zipel, a canção mantém a interação entre o mito grego e a musicalidade gospel, porém de forma mais reta e efusiva do que ouvida em “Gospel Truth”. A canção representa a redenção do carismático treinador de heróis, Phil, e a abdicação de Hercules pela eternidade a fim de permanecer em terra junto a mortal, Megara. As musas novamente se destacam pela bela harmonia de vozes e magistral e interpretação explosiva.  

 

11. The Bare Necessities

The Jungle Book

Escrita por Terry Gilkyson para o longa animdo The Jungle Book, conhecido no Brasil como “Mogli, o Menino Lobo”, The Bare Necessities é uma ode à simplicidade das coisas, e, convenientemente, toda a sua harmonia e melodia seguem a linha simples, não apresentam sofisticação ou uma elaboração extremamente complexa. A música possui uma indicação ao Oscar (1967) como melhor canção original e foi reinterpretada inúmeras vezes ao longo do tempo . Trazendo uma mensagem carregada de bom humor e desprendimento, The Bare Necessities soa sempre atual e reflexiva.  

 

Please reload

© 2015-2016 - rascunhando.com.br  - Administrado por Artur Siciliano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por D&B Consulting.

bottom of page