top of page
Home > entretenimento > As melhores músicas do Black Sabbath

As melhores Músicas do Black Sabbath

Apesar de ser um prazer monstruoso escrever sobre a banda que tirou minha inocência e abriu meus olhos para o universo do Rock, é um pouco cruel selecionar minhas favoritas dentre tantas canções que mantenho num pedestal caótico. Se não existisse o Black Sabbath, eu teria dificuldades em escolher uma banda favorita, mas graças a Deus e ao Diabo esse problema foi resolvido. Para escrever esse Top 15 (porque 10 seria maldade demais comigo), eu mergulhei no meu universo favorito e apreciei novamente cada nota e verso das músicas que fizeram do Black Sabbath os pais do Heavy Metal. Sem mais enrolações, vamos a lista...

15. God is Dead?

13

A primeira sensação que tive quando ouvi “God is Dead?” foi de “Meus Deus! Eles realmente voltaram!”. Os cavaleiros do apocalipse, embora desfalcados do icônico baterista original Bill Ward, voltaram atordoando a todos com o poderoso álbum “13” e “God is Dead?” foi o carro chefe dessa nova máquina de guerra.

A melhor descrição que li sobre a música foi “A canção que já nasceu clássica”. Não conseguiria defini-la melhor. Digna dos tempos áureos e sombrios da banda, “God is Dead?” traz consigo todo o universo caótico que só o Black Sabbath consegue sintetizar em uma música.

Partindo de uma composição brilhante que o baixista Geezer Butler acostumou o mundo a cobrar, a música é narrada e sentida como só o madman Ozzy Osbourne consegue fazer.

As notas são calmamente carregadas até o apoteótico final onde o universo se contorce e toda suavidade se transforma em uma porrada guiada por um solo que só Tony Iommi pode nos proporcionar.

“God is Dead?” entrou na lista não só pela importância da volta dos Sabs as paradas, mas por ser nitidamente uma canção que veio para ficar no coração dos fãs.

 

 “When will this nightmare be over? Tell me.”

14. Supernaut

Vol.4

Em uma antiga lista, eu havia colocado Supernaut  entre minhas favoritas, nessa porém a música não figurava no Top. Ainda na dúvida e incomodado come sse porquê, a coloquei para tocar novamente e no primeiro minuto me lembrei o motivo de Supernaut ser uma das minhas músicas favoritas e merecedora de uma vaga na lista.

 Supernaut é uma pesada dose do Black Sabbath mais frenético que tivemos. O sabbath do Vol 4., talvez sobrecarregado e pilhado pela cocaína que nevava nos estúdios, forneceu uma aula a parte do nosso querido Riff Master. Supernaut é desenhada de forma perfeita por Iommi com um dos meus riffs favoritos, porém não podemos deixar de lado a marcação impecável de Bill Ward desde o primeiro segundo. Outro fato que é importante ressaltar é a qualidade vocal de Ozzy que se encontrava em um excelente momento.

                Supernaut vem na 14ª colocação para chocar seus ouvidos.

 

“Got no religion, don't need no friends”

 

 

13. Into the Void

Master of Reality

Em respeito a Ozzy Osbourne não direi que Into The Void  não precisava nem de vocais. Eu não tenho coragem de dizer isso...

                A música começa com uma introdução absurdamente pesada onde Iommi, seguido de leve por Geezer, carrega uma energia sobrenatural até o momento onde os 4 Sabs despertam de uma hipnose e desfilam o que talvez seja uma das músicas mais pesadas do Black Sabbath.

                A música em nenhum momento fica suave ou deixa a entender que isso irá acontece. Bill e Ozzy não fazem feio! Ozzy acompanha cada nota de forma perfeita (O que infelizmente não acontece mais quando tocada ao vivo) e Bill mantem seu desempenho em alto nível até o último segundo.

                Não há nada muito complexo em Into The Void,  mas é o seu peso invejável que deu a música a 13ª posição.

 

“Leave the earth to satan and his slaves”

12. Sabbath Bloody Sabbath

Sabbath Bloody Sabbath

Um dos maiores pecados do tempo (E não só do tempo) foi ter tirado de Ozzy a capacidade de cantar Sabbath Bloody Sabbath  em alto nível. Os álbuns Sabbath Bloody Sabbath e Sabotage são os mais agraciados com o auge vocal de Oz e a faixa SBS  resume muito bem essa fase.

                Sabbath Bloody Sabbathabre com um riff (até clichê escrever isso de novo) monstruoso de Iommi, que rapidamente ganha a companhia de Ozzy e todo seu ódio pelos empresários que contribuíram com parte dos problemas da banda. Ódio esse carregado e descrito na grosseira letra que tem como auge o “YOU BASTARDS” rosnado pelo madman. A bateria de Bill Ward é impiedosamente espancada mesmo quando Ozzy suaviza o ambiente recitando seus versos quase que de forma romântica.

                Por fim temos um furioso fechamento que massacra nossos ouvidos. “Bog blast all of you”! Ozzy esquarteja os versos enquanto os outros 3 cavaleiros deixam o clima tenso e caótico.

                Não existe uma música onde eu desafine tanto como em Sabbath Bloody Sabbath. E é esse complexo desabafo feito pelos Sabs que entra na nossa 12ª colocação.

 

“Bog blast all of you”!

 

11. Sweet Leaf

Master of Reality

Não fumo maconha, mas amo essa música. Sou poser? Nunca saberemos.

                Aberta com uma tose REAL de Tony Iommi após uma tragada em um doce cigarro de maconha, Sweet Leaf vem com uma senhora porrada musical. Uma verdadeira declaração de amor da banda pelas drogas e principalmente pelos efeitos e consequências musicais que os entorpecentes tinham. A canção é radical e de procedência duvidosa. (Me perdoem por esse trocadilho)

                O versos são interrompidos por um solo frenético de uma guitarra dopada e incansável que no seu auge retorna o clima pesado e até mesmo simples.

Eu amo de verdade essa música e todo o peso que ela representa nessa fase complexa da banda.

                Sweet Leaf  entra na lista com os pulmões cheios e os olhos vermelhos de emoção.

 

“ I love you”

Please reload

© 2015-2016 - rascunhando.com.br  - Administrado por Artur Siciliano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por D&B Consulting.

bottom of page