Home > Offbeat

As maiores alegrias de morar sozinho
Desde a infância, muitos sonham em chegar na vida adulta para finalmente terem a oportunidade de morar sozinhos. Aos 22 anos, eu pude experimentar essa experiência bittersweet (não consegui encontrar nada melhor para definir). Sem mais delongas, segue a lista dos 15 melhores motivos para se morar só:
1 – Tomar banho de porta aberta
Se não tem ninguém em casa, não tem porque fechar a porta, algo que ajuda muito também se você morar em uma cidade quente como Recife.
2 – Andar semi nu...
... ou nu, né? Vai da preferência do freguês. Além da liberdade de vestir a quantidade de peças de roupa que quiser, a chance de receber uma visita inesperada é muito menor quando se mora sozinho, então PIJAMAS PRA QUE TE QUERO!!!
3 – Fazer o que quiser na hora que quiser
Sabe quando você chega cansado e sai jogando as coisas pelo caminho? Pois é, NINGUÉM vai reclamar disso. A louça vai ser lavada quando você quiser. Os sapatos vão ser recolhidos quando você quiser. Os pratos podem ser jogados na parede se você quiser.
4 – Ouvir música alta
Você não vai mais ouvir coisas do tipo: “Abaixa o volume que eu quero ouvir a novela!!”. O barulho ou silêncio agora são escolhas exclusivamente suas. E além de poder ouvir a música que quiser no volume que quiser (até o vizinho reclamar), você pode dançar pela casa feito um maluco que ninguém vai te julgar :)
5 – Liberdade de espaço, trazer amigos
Agora você pode reunir a galera na sua casa nos fins de semana sem problemas (o que ainda sai mais barato do que uma ida a um bar). Jantares, cervejas, petiscos, videogames, rodinhas de violão... o que preferir.
6 – Poder passar o dia vendo série sem ouvir “ você fica o dia inteiro nesse computador”
Sabe aquele fim de semana pós-provas, sem trabalho acumulado (uma raridade na vida de um universitário que trabalha e mora só)? Então, você tem total liberdade para ignorar todos os compromissos e passar o dia assistindo séries e filmes, de pijama e comendo porcarias :)
7 – Fazer as refeições de acordo com o SEU relógio biológico
Almoçar às 4 da tarde, jantar à meia noite, jantar novamente às 3 da manhã... quem manda é o seu estômago.
8 – Aprender novas habilidades, descobrir novos hobbies
Você podia até ajudar seus pais nas tarefas domésticas, mas agora não é apenas um evento esporádico. Pode ser uma experiência frustrante e cansativa no começo, mas com o tempo você vai aprender a gostar de fazer algumas coisas como cozinhar, redecorar o quarto e vai se sentir orgulhoso por ser o responsável por manter suas coisas limpinhas.
9 – Não ter que brigar pelo controle da TV
Nada de brigas com irmãos, pais, tios, avós pelo controle remoto. Você pode assistir 800 maratonas de Friends se quiser.
10 – O fim de semana é completamente seu e você decide o que faz com ele
Não existe mais almoço na casa do melhor amigo do seu pai ou aquele jantar cheio de pessoas de 40 e tantos anos perguntando sobre “os namoradinhos”. Você decide se quer visitar algum parente, sair com amigos ou passar o dia com a cortina fechada hibernando.
11 – Não tem briga pelo banheiro
Isso é fundamental para você que tem uma família grande e tinha que acordar muito cedo para conseguir tomar um banho antes de ir pro colégio. Agora o banheiro é só seu!!!
12 – Colocar comida na geladeira e saber que ela estará sempre lhe esperando
Na minha opinião, a maior vantagem de morar só! Se você tem uma alma gorda como a minha, vai chorar de emoção sempre que abrir a geladeira e encontrar aquele pedaço de torta que você guardou com tanto carinho para aquele momento especial.
13 – Sair sem ter que avisar a ninguém
Nem avisos nem explicações minuciosas são mais necessários. Deu vontade de ir onde Judas perdeu as botas? Pegue a chave e saia, sem medo de ser feliz.
14 – Chegar bêbado sem precisar inventar desculpas
Não precisa andar com chiclete na bolsa nem com amostra grátis de perfume para disfarçar o odor do álcool – quando você chegar em casa não vai ter ninguém para sentir seu cheiro ou achar estranho caso você deseje deitar no chão da sala para dormir.
15 – Poder ser você, sem reservas
Cantar desafinado no chuveiro, fazer lanches na madrugada, dormir por cima da bagunça, chorar na TPM, pular refeições, falar sozinho, rir sozinho, ficar parecendo um mendigo... tudo o que couber no seu humor do dia poderá ser feito sem julgamentos.
















Por Tallyne Vasconcelos
Estudante de Engenharia Química, 23 anos, pernambucana e co-fundadora do site. Exatas com coração de Humanas, apaixonada por viagens, literatura e cinema. Ama desenhar, jogar GTA, assistir Netflix, aprender novos idiomas. Sonha em conhecer o mundo e ter uma biblioteca particular.